Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

sexta-feira, 15 de maio de 2015

ODONTOLOGIA - TRANSCRIÇÃO E TIPOS DE RNA

A transcrição consiste na síntese de uma molécula de RNA a partir de um molde de DNA. Na molécula de DNA, bifilamentar, um dos filamentos contém a informação, sendo chamado fita codificadora. O outro filamento, que é utilizado como modelo para a síntese, é denominado fita molde.



A síntese de RNA é realizada por uma enzima, a RNA polimerase. Para que ocorra a transcrição é necessario que a RNA polimerase reconheça uma região específica do gene, que delimita o ponto de início da informação. Esta região é chamada de promotor.
Após reconhecer a região promotora, a RNA polimerase encadeia os nucleotídeos de forma semelhante à DNA polimerase, ou seja, apresenta atividade polimerásica 5´- 3´. Lembro aqui que o RNA não possui timina, sendo a uracila encadeada em sua substituição. Esta etapa é conhecida como alongamento de cadeia. Ao encontrar a sequência que determina o término da informação a transcrição é encerrada, sendo a etapa designada término da transcrição.


Há diferentes tipos de RNA em uma célula, seja ela procarionte ou eucarionte. Apenas o mensageiro contém informação a ser utilizada na síntese de proteínas, sendo denominado RNA informacional. Todos os demais participam como agentes efetores de processos biológicos, sendo denominados RNAs funcionais.
Os principais tipos de RNA observados nas células procariontes e eucariontes são:
1) RNA mensageiro (mRNA) - responsável pelo carreamento da informação contida na Molécula de RNA



2) RNA ribossonal (rRNA) - componente estrutural dos ribossomos


3) RNA transportador (tRNA) - responsável pelo carreamento de aminoácidos através do citoplasma para o sítio de tradução



Estes RNAs atuam cooperativamente para que ocorra a síntese de proteínas

transcrição e tradução


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.