Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

sexta-feira, 15 de maio de 2015

ODONTOLOGIA - REPLICAÇÃO DO DNA

ANIMAÇÃO REPLICAÇÃO



 O DNA apresenta características estruturais únicas que o tornam adequado para ser a molécula da hereditariedade, como o fato de ser bifilamentar e a interação específica entre as bases nitrogenadas, através das pontes de hidrogênio estabelecidas. O modelo estrutural para a molécula de DNA (aula anterior) proposto por Watson & Crick – baseado nno pareamento específico entre as bases nitrogenadas - claramente indica que a replicação do DNA ocorre de uma forma tal que cada filamento, individualmente, é utilizado como modelo para síntese de seu filamento complementar. Neste processo, então uma molécula de DNA é composta por um filamento velho (molde) e um filamento novo (recém sintetizado). Assim, a replicação é SEMI-CONSERVATIVA!


A enzima responsável pela síntese de DNA é a DNA polimerase. Esta enzima, além de exercer a atividade polimerásica (de síntese) também é capaz de corrigir erros, através da atividade exonucleásica (retirada de nucleotídeos a partir da extremidade). Para realizar o processo, conta com a participação de uma série de outras proteínas, muitas vezes referidas como replissomo, que preparam a molécula de DNA para a ação da polimerase. A girase promove a torção negativa necessária para que a molécula de DNA possa ser duplicada. Já a helicase tem o papel de romper as pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. As proteínas SSB estabilizam os filamentos de DNA separados e a primase realiza a síntese do iniciador ou primer. Assim forma-se um complexo replicativo que permite a ação da DNA polimerase e a forquilha de replicação avança para que a replicação tome curso. Como os filamentos do DNA são antiparalelos, enquanto uma das fitas é sintetizada de forma contínua, a outra fita é sintetizada em pedaços, denominados fragmentos de Okazaki. A ligase tem papel de unir os segmentos sintetizados para que a replicação possa ser concluída. É importante lembrar que, através da atividade exonucleásica, o iniciador é removido, sendo substituído por um segmento de DNA.




Para mais detalhes do processo, consulte a aula do curso de Biologia em http://aprendendogenetica.blogspot.com.br/2010/03/genetica-molecular-aula-2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.